Segundo o "American Handbook of Spring Design" (manual americano de design de molas) do "Spring Manufactures Institute" (Instituto americano dos fabricantes de molas), molas helicoidais de torção armazenam energia rotacional e liberam em forma de torção:
Suas espiras são geralmente enroladas com um pequeno vão entre elas. Podem apresentar diferentes variações nas extremidades de suas hastes.
Os dois tipos de molas de torção são: molas de torção de corpo único e molas de torção de corpo duplo.
Na maior parte de sua aplicação, esse tipo de mola trabalha montada em um eixo usado como guia na ação do componente. O diâmetro desse eixo deve ser minuciosamente considerado de forma a evitar interferências oriundas de atrito entre o diâmetro interno da mola e o diâmetro externo do eixo.
Deve-se considerar a forma de medição de carga a fim de alinhar os métodos do fabricante aos do Cliente, pois existem basicamente duas formas de se realizar este controle: através da medição da carga própriamente dita (Kgf ou N) dado certo deslocamento angular, ou a medição do momento no ângulo de torção (Kgf.mm ou N.m).
Molas de Torção de corpo duplo devem ser desenhadas de forma que sejam enroladas para fora do centro ao invés do fim para o centro:
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Os tipos de molas de torsão, bem como, algumas das extremidades (terminações) mais comuns são mostradas abaixo:
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Produção
Fabricamos molas de tração com diâmetros de arame entre 0.10mm e 12.70mm. Segundo especificações do cliente, nós fazemos quaisquer acabamentos necessários como: retífica, tratamento térmico, tratamento galvânico (tri ou hexavalente), etc.
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